terça-feira, novembro 29, 2005

Rede Wireless da UBI

A criação da rede wireless da UBI surgiu no passado ano lectivo. Não é mais de um protocolo assinado pela nossa universidade, para conseguir dar maior comodidade aos alunos, podendo estes ligar-se à Internet, em qualquer ponto do campus universitário, utilizando apenas um username e uma password (as mesmas que a biblioteca).
Dito assim, até parece uma boa ideia, no entanto existe sempre um mas…
Na minha opinião é uma excelente ideia, permitir que todos os alunos da nossa universidade possam aceder a uma infinita quantidade de informação disponível on-line, que se encontra apenas num simples “clicar” do rato.
Mas… nem tudo são rosas, na realidade o sinal da rede é bastante fraco, principalmente no local onde me encontro, isto é, para conseguir entrar num site, tenho de rezar muito e esperar que o sinal consiga terminar a operação, se não conseguir, bem lá terei eu de procurar outros meios de pesquisa ou esperar que seja madrugada para conseguir aceder à Internet. Este é um dos principais problemas que encontro neste sistema de acesso à Internet, ao qual já me atribuíram diversas justificações, desde a falta de router no meu apartamento, ate a própria utilização de software de download que retira o sinal aos outros utilizadores. Seja como for, já me habituei a não “esperar” que hoje tenha Internet, e programo as minhas tarefas de forma a pesquisar noutros locais da universidade (biblioteca e computadores do departamento).
Pode-se mesmo dizer que a Internet da UBI (wireless) é como uma bicicleta numa auto-estrada, de que me vale ter uma estrada fantástica se não posso ir mais depressa que aquilo que as minhas pernas o permitem?
Não sei se o problema algum dia terá solução, o que sei, é que se por acaso deixar de escrever esta mensagem, não se preocupem… simplesmente fiquei sem Internet.
cpereira*

2 comentários:

Anónimo disse...

Olha ca em casa sofremos do mesmo mal...
Parabens pelo blog, a muito que era necessário ouvir "alguem" para acordarmos e ver os problemas da nossa instituição.
Verónica

Anónimo disse...

Bem ultimamente a internet nem tem estado tão fraca, geralmente não temos net quando precisamos mesmo de efectuar uma pesquisa na net.
Espero que resolvam o problema o mais depressa possivel.
Abraços e parabens pelo blog.