domingo, janeiro 08, 2006

Publicidade

Num dia em que falamos de excesso de publicidade/informação na aula de Direito da Comunicação, nada melhor para expressar esses “pequenos” exageros do que referir algo que já se encontra na boca de todo o povo.
Quantas vezes por dia, somos bombardeados por publicidades do género:
- “Para obteres os toques da Shakira, escreve Shakira para o 4006”
- “Para teres os melhores jogos no teu telemóvel, escreve JOGO para o 4002”
- “Junta-te ao clube inocente, e recebe as imagens mais inocentes no teu telemóvel…”
- “Junta-te ao clube virgem, e recebe as imagens mais virgens no teu telemóvel…”
- “Junta-te ao clube Jamba, e escolhe mais todas as semanas…”
- “Queres receber as imagens da Pamela no teu telemóvel, escreve PAMELA e envia para o 3232…”
Aposto que qualquer um de nós, já esteve em contacto com estas publicidades, e de nada nos vale mudar de canal, pois é provável que no outro canal estejam a passar exactamente as mesmas publicidades.
Isto levanta diversas questões, afinal o que deve ser passado nas nossas televisões? A que horas devem ser postos no ar estas publicidades?
O que eu sei, é que passam diariamente inúmeras vezes, nos canais de televisão, principalmente no sector privado, e começam a criar um ligeiro mau estar, a quem simplesmente se sentou num sofá para descansar nem que seja em 5 minutos.
Claro que para passar essas publicidades, os canais em questão devem obter grandes lucros com a “publicação” dos spot’s, mas não deveria um meio de comunicação, como é a televisão, preocupar-se principalmente com o bem-estar da sua audiência?
Essa é a minha opinião pessoal, o público em primeiro lugar, e para tal devem estabelecer um limite diário de passagens de cada spot, porque durante o intervalo de um filme qualquer, cada uma das publicidades é transmitida pelo menos 2 vezes.
Publicidade e informação todos estamos dispostos a ingerir, mas que seja boa publicidade e não algo que se torne cansativo.
cpereira*

3 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida que esta publicidade ja fartam. Simplesmente invadiram os nosso ecrãs. Deveriam pensar num horário mais adequado para as colocar no ar.
Artur

Anónimo disse...

Realmente todos nós estamos fartos de ouvir e ver aquilo na televisão, mas uma coisa é certa quem quiser mandar vir por favor passem para mim é sempre bom ver aquelas coisas :P

Anónimo disse...

Já fartam...
Estão sempre a passar, é incrivel a quantidade de vezes que aquilo passa num período de 15 minutos (intervalos dos filmes).
Por muito dinheiro que os canais ganhem, tenham pena de nós!
O vosso blog é excelente, parabéns.