Foi hoje fixado na universidade um comunicado da associação académica para alertar os alunos da nossa instituição.
Nele podemos observar algumas coisas boas que nos podem auxiliar no futuro proximo!
Se bem se recordam no início do ano lectivo houve uma enorme polémica acerca do tema "Processo de Bolonha", este processo iria alterar o sistema de avaliação e de estudo dos alunos. Pois a nossa associação decidiu recorrer legalmente dessas medidas e recebeu ontem o resultado da sentença.
Passo a citar as conclusões:
1 - " ... os Exmº(s) docentes da UBI não tem competência administrativa para fixar as regras de avaliação, portanto, sendo ilícito todos os critérios desconformes ao Despacho do Reitor de 23 de Setembro de 2005, qe compila as Regras de Avaliação que vêm sendo seguidas desde 1989/1990 na UBI, com "insignificantes alterações", segundo argumentação da própria Reitoria."
2 - "Destarte, a nota mínima não é suportada legalmente, é contrária às regras de avaliação, logo, não é implementável. Com esta afirmação, independentemente da nota em frequência todos os alunos da UBI terão acesso ao exame."
3 - "Como os docentes não são orgãos não podem fixar assiduidade. Assim, a assiduidade não pode ser considerado critério excluente do aluno a exame, portanto, independentemente da assiduidade todos os alunos terão acesso ao exame."
Concluem com letra tamanho 14, a negrito e a itálico com o seguinte parágrafo:
"Em suma, todos os critérios impostos pelos docentes, que tinham notas mínimas, quantitativos de ponderação, de avaliação contínua e exames e assiduidade no início do ano, são ilegais".
Agora, nós alunos, esperamos algum tipo de reacção da parte dos docentes, e ver quais os resultados concretos nas nossas disciplinas.
cpereira*