Os ministros espanhol e português do Fomento e da Economia reúnem-se hoje em Lisboa para analisar as questões em aberto sobre o traçado do comboio de alta velocidade (TGV).
Após este encontro, prevê-se que saia fumo branco sobre o percurso do TGV entre Portugal e Espanha, permitindo o seu anúncio na Cimeira Ibérica de 7 de Novembro na Figueira da Foz.
Depois de Portugal ter insistido na ligação a Madrid por Cáceres, esta hipótese parece estar afastada. Lisboa aceita os argumentos espanhóis e de alguns especialistas portugueses de que a ligação deverá passar pelo Alentejo até Badajoz.
Outra ligação defendida pelos espanhóis e por várias vozes do Norte é a ligação Porto-Aveiro a Madrid com entrada pela cidade de Salamanca. Nesta via a grande aposta será para o transporte de mercadorias.
A terceira via - a única que já foi aprovada na cimeira do ano passado - é a ligação Porto-Vigo. Esta é uma promessa dos dois governos, mas há estudos que dizem que esta linha não terá rentabilidade.
Outra via que poderá ser aprovada e construída mais tarde é a ligação entre Faro a Huelva.
Por fim, internamente, há a ligação Lisboa-Porto. Coloca-se a questão de se a linha deverá ser nova ou se se deve aproveitar alguns troços da actual linha do Norte.
O financiamento do projecto envolve várias centenas de milhões de euros e a Europa disponibiliza um terço do investimento.
Tânia Santos*
4 comentários:
Finalmente...já não era sem tempo!!!
Não sei porquê tanto interesse!!! Afinal de contas é muito dinheiro mal gasto...n chega o que temos???
Espero que o investimento seja rentável, vai proporcionar vários posto de trabalho mas será que vai ter grande aderencia? (um bilhete de lisboa-porto cerca de 40 euros e de lisboa-madrid cerca de 100 euros)!!! Eu não me importo de demorar mais tempo a chegar ao destino desde que pague menos.
Algo que acho deveras interessante é o facto de quererem levar o TGV a quase todas as regiões do país. Entendo que Lisboa e Porto necessitem de ter TGV para ligar a Espanha, mas a ligação Huelva-Faro parece-me um pouco desnecessária.
Só espero que caso esta ligação venha a ser feita, não se esqueçam de melhorar a actual linha do Algarve, que há muito necessita de modernização...
Enviar um comentário